anuncie no alfavip topo
farmacia plan
Região

Processos encharcados durante as chuvas em Espera Feliz são restaurados pelo TJMG

Documentos que estavam arquivados em cerca 2 mil caixas, no subsolo do Fórum Amado Gripp, foram atingidos pela água.

01/02/2020 12h15
Por: Redação
Equipe do arquivo de Contagem se mobilizou para restaurar processos de Espera Feliz — Foto: Roberto Leal/TJMG
Equipe do arquivo de Contagem se mobilizou para restaurar processos de Espera Feliz — Foto: Roberto Leal/TJMG

ESPERA-FELIZ (MG) - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está restaurando processos molhados durante as chuvas do último fim de semana em Espera Feliz. Na ocasião, imóveis foram alagados, entre eles, o Fórum Amado Gripp.

De acordo com o Tribunal, os processos que estavam arquivados em cerca 2 mil caixas, no subsolo do prédio, ficaram encharcados. Já os ativos não sofreram danos. Para fazer a restauração, os documentos foram enviados em um caminhão para Contagem (MG).

Segundo o diretor executivo da Gestão de Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa de Sousa, serão aplicadas várias técnicas de restauração. "O foco é secá-los e retirar o barro naqueles em que for necessário", explicou.

O diretor Fernando Rosa ainda esclareceu que será feito o possível para recuperá-los. "Aqueles em que não houver solução, serão listados com informações essenciais e eliminados".

Conforme o TJMG, o município de Espera Feliz é comarca de primeira entrância. O juiz Mateus Leite Xavier responde pela Vara Única. O acervo de processos ativos é 9.969. Em 2019, foram reativados 105 ações e baixados 2.630 processos.

Chuvas

No dia 27 de janeiro, o G1 mostrou que cidade tinha mais de 1.500 desabrigados após temporal. Em entrevista a reportagem, o prefeito Carlinhos Cabral (PPS), contou sobre a situação de Espera Feliz.

"O rio subiu de dois a três metros em um período muito rápido. Estimamos que 75% da cidade foi invadida pela água. É uma situação nunca vista antes em Espera Feliz, nossa cidade acabou.", afirmou o prefeito.

No último domingo (26), o Governo de Minas decretou situação de emergência para a Prefeitura de Espera Feliz por conta das chuvas intensas que atingiram a cidade.

A Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) informou que será repassado para o município uma verba de R$ 18.900,00 para atendimento emergencial às necessidades da população atingida.

Com informações - G1

 

Espera FelizEspera Feliz - MG Notícias de Espera Feliz - MG
Manhuaçu - MG
Atualizado às 06h30
24°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 21°
24°

Sensação

2 km/h

Vento

75%

Umidade

Fonte: Climatempo
canal youtube
youtube 3
profissionalizante
youtube
Municípios
ALFAVIP 3
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
alfavip
Farmacia