farmacia plan
anuncie no alfavip topo
Solidariedade

Recupera Cão: atende dezenas de animais afetados pela enchente em Manhuaçu

A Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Canil, em parceria com veterinários voluntários e estudantes de medicina veterinária realizaram nesta sexta-feira (31), a ação denominada “Recupera Cão”. O antigo Paço Municipal ficou movimentado.

03/02/2020 11h27
Por: Redação
Recupera Cão: atende dezenas de animais afetados pela enchente em Manhuaçu
Recupera Cão: atende dezenas de animais afetados pela enchente em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Canil, em parceria com veterinários voluntários e estudantes de medicina veterinária realizaram nesta sexta-feira (31), a ação denominada “Recupera Cão”. O antigo Paço Municipal ficou movimentado. No total, 80 animais foram atendidos gratuitamente.  

A ação garantiu atendimento veterinário a cães e gatos, que foram vítimas. Foi ofertado ainda atendimento clínico veterinário, vacinação, orientação sanitária, cuidados na higiene e alimentação aos animais, além de outros atendimentos especiais.

De acordo a secretária de Saúde, Karina Gama, a ação faz parte do cronograma montado pelo município, para as ações de prevenção de doenças e tratamento a toda população, bem como os animais que tiveram contato com a lama. “Os cães e gatos foram avaliados por esses profissionais, receberam vacina e outras intervenções necessárias. O importante é darmos suporte e acompanhamento, visto que, muitos desses animais tiveram contato com a enchente. A participação de todos foi muito relevante”, considera Karina.

O coordenador do Canil Municipal, Rafael Rolim explica que o resultado foi satisfatório, principalmente na orientação, vacinação e outras considerações pontuais durante cada consulta do animal. O trabalho foi dinâmico graças ao empenho dos profissionais, que não mediram esforços a fim de oferecer um serviço de qualidade. “Alguns animais mais graves, tiveram de passar por transfusão de sangue e foram direcionados à clínica. Todos os animais passaram por um processo de triagem exata e, ainda receberam o tratamento adequado. O esforço de todos valeu a pena”, considera Rafael Rolim.

POPULAÇÃO AGRADECE

Erick Guilherme Santos Neves teve seu animal atendido durante o “Recupera Cão”. Segundo ele, a ação demonstra amor pelos animais, que também precisam de atenção. Ele conta que estava na Rua Júlio Bueno ajudando pessoas na remoção de móveis e, de repente, percebeu o desespero de um gato. “Não pensei duas vezes. Se cada pessoa adotasse um animal, certamente teríamos menos animais soltos. Donos de animais perderam tudo e, agora estão sem condições de pagar um veterinário. Foi ótima a iniciativa da Secretaria de Saúde”, avalia Erick Guilherme.

Bruno Silva, morador do Bairro Lajinha, disse ter adorado a iniciativa, sobretudo, no momento em que muitos proprietários de animais não têm dinheiro. “A situação é difícil para pagar uma consulta no veterinário. Gostei demais da ação e, assim, a gente fica menos preocupado com a saúde dos nossos animais”, destaca.

ATENDIMENTO NOS ESFs

Os moradores das áreas afetadas e aquelas pessoas que ajudaram, tiveram contato com a lama podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para atualizar o cartão de vacina. Basta chegar à ESF, apresentar o cartão. De imediato, os profissionais irão atender.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

ManhuaçuManhuaçu - MG Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 07h43
24°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 21°
24°

Sensação

2 km/h

Vento

75%

Umidade

Fonte: Climatempo
youtube 3
youtube
canal youtube
profissionalizante
Municípios
ALFAVIP 3
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
alfavip
Farmacia