Quarta, 30 de Setembro de 2020 19:32
0000000000
Cidades Economia

Prefeita Cici anuncia desconto na conta de água para os atingidos pelas chuvas em Manhuaçu

A Prefeita Cici Magalhães informou nesta segunda-feira (03/02) que as pessoas afetadas pela enchente em Manhuaçu terão descontos na conta de água emitida pelo SAAE.

03/02/2020 13h24
Por: Redação
Prefeita Cici anuncia desconto na conta de água para os atingidos pelas chuvas em Manhuaçu
Prefeita Cici anuncia desconto na conta de água para os atingidos pelas chuvas em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - A Prefeita Cici Magalhães informou nesta segunda-feira (03/02) que as pessoas afetadas pela enchente em Manhuaçu terão descontos na conta de água emitida pelo SAAE.

De acordo com a prefeita, será feita uma média das contas dos últimos seis meses (exceto janeiro) para chegar ao valor cobrado. “Sabemos que os moradores e comerciantes foram bastante prejudicados e precisaram de água para lavar seus imóveis e pertences. O consumo subiu muito nos últimos dias e é uma questão de sensatez da administração, do SAAE e do CISAB entender a dificuldade porque passa a população de Manhuaçu”, destacou a prefeita Cici Magalhães.

 A medida faz parte da resolução 002/2020 editada pelo Consórcio de Saneamento da Zona da Mata (CISAB), órgão regulador do serviço de água na região, atendendo a um pedido da Administração de Manhuaçu. 

As casas e comércios afetados pelas águas foram cadastradas nos últimos dias por servidores municipais da Defesa Civil e também em ocorrências da Polícia Civil e da Polícia Militar durante as visitas.

COMO SERÁ

O benefício da cobrança pela média de seis meses não é automático. Ele deverá ser requerido no SAAE Manhuaçu com documentação que comprova que o imóvel foi afetado.

“O consumidor receberá a conta com o consumo medido normalmente. Se ele desejar a revisão, deverá procurar o SAAE no Bom Jardim ou no prédio da Prefeitura e requerer o novo cálculo”, destaca.

Outro ponto importante da resolução é que a regra vale para as medições de consumo feitas nos 30 dias após o alerta vermelho da Defesa Civil, gerado no dia 24 de janeiro. 

A resolução também prevê benefício de cancelamento ou revisão da cobrança em casos de imóveis total ou parcialmente destruídos por alagamentos ou desabamentos de terra.

CONSUMO AUMENTOU 500%

Segundo o Diretor do SAAE, Luís Carlos Carvalho, a serviço de abastecimento em Manhuaçu também foi bastante afetado pelas chuvas. Além do rompimento da adutora de Manhuaçuzinho, a estação de bombas no bairro Lajinha ficou submersa.

Desde o dia em que as águas começaram a recuar, funcionários do SAAE fizeram esforços para recompor o abastecimento da cidade. “Tivemos sérios prejuízos e grandes danos na nossa rede. Nosso pessoal trabalhou diuturnamente e conseguimos, ao longo da semana, reestabelecer o abastecimento. Por outro lado, o consumo aumento 500% nessa semana, justamente porque os moradores precisavam limpar suas casas e lojas”, pontuou.

Luís Carlos ainda explicou que devido ao alto consumo em alguns bairros realmente houve prejuízos para abastecer alguns bairros. Ele afirma que ainda existe muito serviço a ser feito, especialmente com reparos em redes, consertos em ligações e hidrômetros e redes de esgoto.

Portal Alfavip com informações da Prefeitura

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 19h25 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

26° Sensação
3 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens