Domingo, 20 de Setembro de 2020 20:32
0000000000
Cidades Política

9x0: Vereadores cassam o mandato do Prefeito de Manhumirim Luciano Machado

O mandato do prefeito de Manhumirim, Luciano Machado, foi cassado por 9 votos a 0 em sessão extraordinária da Câmara Municipal neste domingo, 09/02.

09/02/2020 20h31
Por: Redação
9x0: Vereadores cassam o mandato do Prefeito de Manhumirim Luciano Machado
9x0: Vereadores cassam o mandato do Prefeito de Manhumirim Luciano Machado

MANHUMIRIM (MG) - O mandato do prefeito de Manhumirim, Luciano Machado, foi cassado por 9 votos a 0 em sessão extraordinária da Câmara Municipal neste domingo, 09/02.

Depois de uma semana de reviravoltas por conta de liminares judiciais, a sessão para a leitura e votação do relatório da Comissão Processante (CP) finalmente aconteceu. Os trabalhos foram iniciados às 10 horas pelo presidente da Casa Legislativa Anderson Dedé e dois vereadores faltaram: Elaine Freire e Roberto Belarmino (Bob).

A CP está trabalhando sobre denúncia de crime de responsabilidade contra o prefeito Luciano Machado que está afastado do cargo pela Justiça.

Na manhã de ontem o presidente da Câmara Anderson Dedé, o presidente da Comissão Processante Sérgio Borel e a relatora da CP Ana Paula Destro

A Comissão Processante foi instituída para apurar denúncia de crime de responsabilidade protocolada na Câmara contra o prefeito, no momento afastado pela Justiça, Luciano Machado onde consta que o denunciado concedeu isenção de tributos municipais para alguns contribuintes e para ele mesmo, que já estavam em protesto, na dívida ativa. A denúncia cita como base o inquérito do Ministério Público e posterior decisão da Justiça que afastou o prefeito do cargo.

A Comissão Processante foi composta pelos vereadores Sérgio Borel (presidente), Ana Paula Destro (relatora) e Jésus Aguiar (membro), nomes sorteados durante a sessão da Câmara no dia 22 de agosto.

Neste domingo, na primeira parte, coube à CP apresentar o relatório final. Em seguida, foi feito um intervalo. Luciano Machado e nem seu procurador compareceram à sessão.

Na sequência, os vereadores decidiram no voto pela cassação do mandato do prefeito afastado. Ao votar, cada membro do legislativo justificou sua decisão. Ao final, às 13:25, o presidente Anderson Dedé sacramentou o resultado com o nono voto.

Como Luciano Machado já está afastado do cargo, a decisão abre caminho para a posse em definitivo do vice-prefeito Carlos Alberto Gonçalves (Betão) que já exerce o mandato desde agosto de 2019.

OUTRA COMISSÃO

Existe ainda a segunda Comissão Processante em andamento. Ela apurar a denúncia apresentada na Câmara contra o prefeito afastado Luciano Machado sobre a compra de equipamentos para a Secretaria de Saúde.

Foi anexada na denúncia a investigação do Ministério Público onde diz que foram comprados e pagos equipamentos, mas muitos itens não foram encontrados na Prefeitura e que o prefeito teria recebido valor em espécie da empresa que vendeu os materiais e equipamentos para a Secretaria de Saúde.

Com informações - Carlos Henrique Cruz 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhumirim - MG

Manhumirim - Minas Gerais

Sobre o município
Manhumirim é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em julho de 2016 era de 22 683 habitantes. É uma cidade pequena, de tradição católica e possui a primeira igreja da América Latina construída exclusivamente de concreto armado, a Igreja Matriz do Bom Jesus.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 20h20 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 30°

22° Sensação
2 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva