Quarta, 15 de Julho de 2020 21:23
(33) 98412-3811
Educação Educação

Superintendência de ensino regulariza matriculas de alunos em Manhuaçu

Após contatos do Presidente da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, Inspetor Juninho Linhares, com o Deputado Estadual João Magalhães, houve entendimentos junto à Secretaria de Estado de Educação e a Superintendência Regional de Ensino para regularizar a questão das matriculas dos alunos na rede estadual em Manhuaçu. Foram criadas novas turmas e reorganizadas as matrículas de alunos de distritos que foram alocados na cidade e vice-versa.

10/02/2020 15h10
Por: Redação
Superintendência de ensino regulariza matriculas de alunos em Manhuaçu
Superintendência de ensino regulariza matriculas de alunos em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - Após contatos do Presidente da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, Inspetor Juninho Linhares, com o Deputado Estadual João Magalhães, houve entendimentos junto à Secretaria de Estado de Educação e a Superintendência Regional de Ensino para regularizar a questão das matriculas dos alunos na rede estadual em Manhuaçu. Foram criadas novas turmas e reorganizadas as matrículas de alunos de distritos que foram alocados na cidade e vice-versa.

O deputado estadual João Magalhães conta que recebeu a solicitação do Presidente Inspetor Juninho Linhares, após a reunião de quinta-feira, na Câmara de Manhuaçu, em que pais e vereadores manifestaram preocupação com a matrícula dos alunos e o início do ano letivo. “Estamos acompanhando de perto essa demanda e a diretora da Superintendência de Ensino nos garantiu que estavam sendo resolvidas as principais solicitações. É um sistema novo e apresentou diversas falhas, mas tudo está sendo corrigido e os alunos não serão prejudicados”, reforçou o deputado.

DEMANDAS RESOLVIDAS

A diretora da Superintendência Regional de Ensino, Vitória Magalhães Serri, explica que conseguiram resolver a maioria das demandas. “Todos os alunos da sede (cidade de Manhuaçu) que foram encaminhados para os distritos ficarão nas escolas da sede. Estudantes dos distritos que foram encaminhados para a sede ficarão em seus respectivos distritos. Já os alunos da zona rural irão permanecer no Polivalente, como era necessário, pois precisam do transporte escolar e esse serviço atende essa rota. Conseguimos criar mais uma turma na Escola Estadual de Manhuaçu, ex-Polivalente, pois a escola possuía espaço físico necessário, ou seja, sala ociosa onde poderia funcionar a turma”, pontua.

Outra mudança, ressalta a diretora da Superintendência, foi a criação de uma turma na Escola Estadual Renato Gusman para atender os alunos do Bairro São Jorge e Santa Luzia que não conseguiram vaga na Escola Salime Nacif, porque a escola também possuía sala ociosa para atender a demanda”.

A SRE informou que foram criadas turmas também nas escolas de distritos para atender as demandas locais.

ESCOLA SALIME NACIF

Como houve reclamações específicas sobre a falta de vagas na Escola Estadual Salime Nacif, a diretora Vitória Magalhães explica que só existem 160 vagas de 6° ano e 25 vagas de 1° ano nesse estabelecimento de ensino.

No 6° ano, 106 alunos já eram da própria escola (95 alunos que eram do 5° ano e 11 alunos que ficaram retidos no 6°ano) e mais 54 alunos encaminhados pelo sistema de pré-matrícula. 

No 1° ano foram encaminhados 25 alunos do cadastro escolar.  Portanto, não há vaga, com sistema on-line ou sem sistema, pois não teria condições de estudarem no Salime Nacif. 

“A escola possui 17 salas e 34 turmas, portanto todas as salas estão ocupadas, não sendo possível criar mais vagas”, explicou.

LIMITES

Em todas as turmas de 1° ano dos anos iniciais e 6° ano dos anos finais, a legislação permite 25 e 35 alunos enturmados respectivamente. A SRE pode alocar até mais cinco alunos por turma para atender as excepcionalidades. “Utilizamos esse limite para atender os pais que possuem filhos já matriculados nas escolas para que os pais pudessem ter todos os filhos numa única escola, porém à medida que o limite foi sendo atingido, não podemos mais ter a excepcionalidade devido à falta de vagas permitidas por lei”, explica Vitória Magalhães.

O sistema de matriculas online foi criado para garantir que todos os alunos fossem submetidos às mesmas regras, eliminando situações como as observadas anteriormente em que pais precisavam peregrinar na porta das unidades de ensino para conseguir uma vaga na rede, bem como o apadrinhamento de vagas em escolas.

Portal Alfavip com informações - Carlos Henrique Cruz

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 21h09 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

18° Sensação
1 km/h Vento
87% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens
Sexta (17/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens