farmacia plan
Social

Você conhece o serviço de abordagem social de Manhuaçu e sabe como agir para ajudar?

Realidade que se faz presente cada vez mais nas cidades brasileiras, infelizmente, a presença de pedintes nas ruas, com frequência aparentando o uso de álcool ou drogas, é algo percebido por aqui também. No entanto, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio do CREAS da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, realiza trabalho especificamente direcionado à garantia de direitos das pessoas em situação de rua, em parceria com diversos órgãos para estes atendimentos e na busca por soluções para este grande desafio social.

05/03/2020 17h40
Por: Redação
Você conhece o serviço de abordagem social de Manhuaçu e sabe como agir para ajudar?
Você conhece o serviço de abordagem social de Manhuaçu e sabe como agir para ajudar?

MANHUAÇU(MG)- Realidade que se faz presente cada vez mais nas cidades brasileiras, infelizmente, a presença de pedintes nas ruas, com frequência aparentando o uso de álcool ou drogas, é algo percebido por aqui também. No entanto, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio do CREAS da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, realiza trabalho especificamente direcionado à garantia de direitos das pessoas em situação de rua, em parceria com diversos órgãos para estes atendimentos e na busca por soluções para este grande desafio social. 

Desde o início da gestão ‘Ouvir para Governar’, em 2017, a Prefeita Cici Magalhães reforçou as ações no setor de Assistência Social, em várias frentes de trabalho. Nesta situação específica, o destaque é para o Serviço de Abordagem Social de Manhuaçu, realizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), coordenado pela Assistente Social, Glenda Miranda, e a Secretária Giuzaina Celeste Gregório. 

Diante da complexidade de cada caso, o trabalho é desenvolvido com ativa parceria da Polícia Militar, Bombeiros e instituições filantrópicas. 

COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE ABORDAGEM

O Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua do CREAS é composto por Assistente Social e educador social. Além de oferecer suporte para que o cidadão tenha seus direitos garantidos, no atendimento busca-se conhecer e entender o histórico de vida de cada um. 

Diversas instituições compõem a rede de atendimento, com o encaminhamento para o Albergue Municipal ‘Padre Ivo Moreira’, NAT (Núcleo de Apoio ao Trabalhador), Casa de Acolhimento e a Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência. Além disto, quando necessário, são feitas indicações à rede CAPS (Sec. de Saúde) para tratamento gratuito.

No Albergue Municipal, localizado no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad, são oferecidos banho, comida e lugar para dormir, com funcionamento entre 19h às 07h da manhã, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriado, com total observância das regras estabelecidas pelo Regimento Interno da instituição filantrópica. Para migrantes, o município oferece serviço de passagem para uma média de dezesseis cidades, com o propósito de encaminhar o usuário ao seu destino, levando em conta a rota e os serviços ofertados pela rede no trajeto a ser percorrido. 

Para os cidadãos que buscam um lugar para residir, a Prefeitura mantém convênio mensal com a FUMAPH para oferecer os serviços da Casa de Acolhimento Bom Samaritano. 

COMO AJUDAR?

A campanha permanente realizada pelo CREAS busca sensibilizar a população sobre a conduta frente aos indivíduos em situação de rua. Afinal, quantas vezes uma destas pessoas já chamou sua atenção ou despertou a vontade de ajudá-la?  

A esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para mantê-las nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química. Na realidade, essas pessoas precisam reconstruir o seu projeto de vida, e, por vezes, o simples ato de doar uma moeda dificulta o trabalho de convencer o morador de rua a deixar essa situação. A esmola não traz cidadania e não resgata a dignidade.

Se deseja contribuir com um trabalho ou informar casos de pessoas em situação de rua entre em contato com a Abordagem Social, pelo tel. 33 3332 3264 ou e-mail: [email protected] O CREAS Manhuaçu localize-se na Rua Desembargador Alonso Starling, 260, centro (fundos da Igreja Presbiteriana). 

QUANDO CHAMAR A POLÍCIA?

Nos casos em que a pessoa em situação de rua cometer algum delito, furtar, provocar transtornos ou mesmo coagir alguém a dar lhe dinheiro é importante que seja acionada a Polícia Militar. ‘Nosso serviço busca a garantia de direitos, não temos o poder de resolver determinadas situações que afligem a sociedade, como atos infracionais praticados’, esclarece a Coordenadora Glenda Miranda. 

(SECCOM)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
ManhuaçuManhuaçu - MG Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 21h46
20°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 19°
20°

Sensação

1 km/h

Vento

91%

Umidade

Fonte: Climatempo
youtube 3
canal youtube
youtube
profissionalizante
Municípios
ALFAVIP 3
Últimas notícias
contabilidade
Mais lidas
alfavip
Farmacia