Sexta, 29 de Maio de 2020 14:01
(33) 98412-3811
Polícia Investigação

COVID-19: Polícia Civil investiga evento realizado na Vila Nova em Manhuaçu

Após denúncias recebidas pela Polícia Civil relatando que um evento recreativo, não autorizado, promovido no Distrito de Vila Nova

20/05/2020 21h50
Por: Redação
COVID-19: Polícia Civil investiga evento realizado na Vila Nova em Manhuaçu
COVID-19: Polícia Civil investiga evento realizado na Vila Nova em Manhuaçu

MANHUAÇU(MG)- Após denúncias recebidas pela Polícia Civil relatando que um evento recreativo, não autorizado, promovido no Distrito de Vila Nova, em Manhuaçu, reuniu no último Domingo, 17/05, dezenas de pessoas em desrespeito a normas Federais, Estaduais e Municipais de contenção à propagação do Covid-19 entre a população, foi instaurada investigação para apuração dos fatos.

O Decreto Legislativo Federal 06/2020, solicitado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional, reconheceu em 20 de março de 2020 o Estado de Calamidade Pública causada pela pandemia mundial do Coronavírus, o Covid-19. Com isso, o Governo de Minas Gerais e Municípios mineiros passaram e expedir normal legais com restrições para contenção das contaminações causadas pelo vírus. Uma das medidas necessárias é o impedimento de eventos que causem aglomerações de pessoas, ficando proibido todo e qualquer evento esportivo, cultural, religioso ou recreativo que promova reunião de pessoas.

Manhuaçu aderiu em 11 de maio último – Decreto Municipal 394/2020 - ao Programa Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais. Com isso, medidas restritivas impositivas foram adotadas pela conter o vírus. Dentre as medidas, está a proibição de reunião de pessoas. Sim, como para todo evento recreativo público ou privado, necessário se faz autorização por meio de Alvará de Funcionamento do Poder Público, ficou vedada a expedição deste durante a pandemia.

Diligências policiais realizadas por Investigadores de Polícia Civil confirmaram a ocorrência do evento no último Domingo e também identificaram seu promotor/organizador. O “Campeonato de Pipas” foi organizado por um morado de Vila Nova e um grupo de Whatsapp foi até mesmo criado para reunir dezenas de participantes do evento. 

Violar norma legal que busque impedir propagação de doença contagiosa é crime previsto no art. 268 do Código Penal Brasileiro, impondo pena de até um ano de detenção e multa.

As investigações monitorarão participantes do evento para verificar algum caso de contaminação. Esse acompanhamento, será possível graças ao mapeamento dos órgãos de saúde que trabalham no combate do Covid-19. Caso algum popular tenha sido contaminado, poderá configurar crime mais grave a ser respondido pelos organizadores.

Portal Alfavip - Com informações da Polícia Civil 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 13h54 - Fonte: Climatempo
22°
Tempo aberto

Mín. Máx. 24°

22° Sensação
4 km/h Vento
46% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens