Segunda, 13 de Julho de 2020 18:01
(33) 98412-3811
Saúde Saúde

Comércio poderá ser multado; Prefeitura de Manhuaçu fiscaliza o cumprimento do novo decreto

Desde às primeiras horas desta quarta-feira (24), passou a vigorar, por tempo indeterminado, as normas de restrições ao comércio conforme publicação do Decreto Municipal 405, de 23 de junho de 2020. O documento prevê medidas duras para quem descumprir, em todo município de Manhuaçu, tanto na cidade, quanto nos distritos.

24/06/2020 16h46 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Desde às primeiras horas desta quarta-feira (24), passou a vigorar, por tempo indeterminado, as normas de restrições ao comércio conforme publicação do Decreto Municipal 405, de 23 de junho de 2020. O documento prevê medidas duras.
Desde às primeiras horas desta quarta-feira (24), passou a vigorar, por tempo indeterminado, as normas de restrições ao comércio conforme publicação do Decreto Municipal 405, de 23 de junho de 2020. O documento prevê medidas duras.

MANHUAÇU(MG) - Desde às primeiras horas desta quarta-feira (24), passou a vigorar, por tempo indeterminado, as normas de restrições ao comércio conforme publicação do Decreto Municipal 405, de 23 de junho de 2020. O documento prevê medidas duras para quem descumprir, em todo município de Manhuaçu, tanto na cidade, quanto nos distritos.

Ação conjunta de fiscalização envolveu funcionários das Secretarias de Fazenda, Educação e Saúde.

De posse do decreto e do termo de notificação, fiscais percorreram todo o comércio da cidade, iniciando na área central, região da baixada e Rodoviária, avenida Tancredo Neves, bairros Bom Pastor, Coqueiro e adjacência, e região das ruas Júlio Bueno, Olímpio Vargas, Ponte dos Arcos, Antônio Welerson e região hospitalar.

A principal orientação aos fiscais é quanto ao cumprimento do decreto. Estabelecimentos proibidos de funcionar serão notificados e fechados. Já os que podem funcionar devem obedecer as normas de higienização e orientações da saúde.

“Seremos rigorosos com a fiscalização. O decreto é bem claro quanto ao que pode e não pode funcionar. Os estabelecimentos que estiverem abertos sem poder serão fechados e os proprietários notificados. Poderão ter, inclusive, o alvará de funcionamento suspenso. A situação é grave. Estamos aqui para fazer cumprir essa determinação”, disse o secretário de Fazenda, Claudinei Domingues Lopes.

MULTAS

Ainda segundo o secretário de fazenda, os estabelecimentos notificados poderão ser multados. “Infelizmente, as pessoas só obedecem quando sentem no próprio bolso. A regra vale pra todos, até as empresas já notificadas anteriormente receberão as multas relativas às irregularidades e caso forem notificadas novamente, receberão outra multa”, alerta Claudinei.

SAÚDE

Equipes da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde acompanharam os fiscais e observaram principalmente nos locais autorizados a funcionar se estão cumprindo as orientações de higienização e saúde.

Coordenados por Ana Paula Amaral Costa Teixeira e Lorena Gonçalves os fiscais foram orientados a serem rigorosos quanto às medidas do protocolo de saúde. “O momento não é de brincadeira e conversa. Sabemos que todos os dias novos casos estão aparecendo e se não houver colaboração, medidas ainda mais drásticas poderão ser tomadas. Neste momento, os fiscais observam todos os itens do protocolo de saúde, como por exemplo a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento, a disposição de álcool em gel para clientes e funcionários e o uso de máscara”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Lorena Gonçalves.

Caso seja encontrada alguma irregularidade, o proprietário é notificado e deve sanar imediatamente, sob pena de multa. O estabelecimento é fechado e, dependendo do caso, poderá ter o seu alvará suspenso.

A fiscalização acontece em todo o município, inclusive nos distritos.

Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 18h00 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

22° Sensação
2 km/h Vento
58% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol e Chuva