Terça, 29 de Setembro de 2020 11:35
0000000000
Concursos Trânsito

Manhuaçu supera desafios e apresenta melhorias no trânsito

Hoje em dia um dos maiores desafios da maioria das cidades é o trânsito.

02/09/2020 17h02
Por: Redação
Hoje em dia um dos maiores desafios da maioria das cidades é o trânsito.
Hoje em dia um dos maiores desafios da maioria das cidades é o trânsito.

MANHUAÇU(MG) - Hoje em dia um dos maiores desafios da maioria das cidades é o trânsito. A velocidade do número de veículos, em relação ao crescimento das cidades e uma infraestrutura deficitária tem agravado o problema de congestionamento em grandes centros urbanos.

Visando superar os desafios da mobilidade urbana foi criado Departamento Municipal de Trânsito no intuito de otimizar o trânsito de Manhuaçu, com diversos projetos de melhorias no trânsito de Manhuaçu e obras estão em execução.

Faixas elevadas

Você já deve ter visto uma delas por aí, ou ao ouvido falar. Afinal, elas são cada vez mais comuns e já estão presentes em muitas cidades. As travessias elevadas, faixas elevadas ou “lombofaixas” vieram para ficar! 

Já são muitas as cidades brasileiras que vêm adotando as faixas elevadas como item de segurança pelas ruas. Aliás, essa ideia já é utilizada em países como Inglaterra e Alemanha. 

O objetivo deste equipamento, que nada mais é do que uma faixa de pedestres acima do nível da rua, é fazer com que os motoristas dêem prioridade aos pedestres.

Não é à toa que elas se assemelham a lombadas, pois a função é a mesma. Elas também oferecem, além da sinalização, um fator físico para a redução da velocidade.

Pioneira na região na campanha “Olho vivo na faixa”, Manhuaçu foi destaque nacional em questão de segurança no trânsito em obediência à faixa de pedestre e a Prefeitura de Manhuaçu priorizando mais uma vez a segurança da população que transita pelas vias de maiores movimentos na cidade estará instalando as novas faixas elevadas. 

Com a obra já licitada, as novas faixas de pedestres estarão sendo instaladas em pontos de maior fluxo de pedestres e movimento de veículos. “A ideia é que elas estejam alinhadas com a altura das calçadas, funcionando quase que como uma extensão delas, facilitando a acessibilidade para pessoas com mobilidade Reduzida, e ou idosos”, explica o Emerson Paixão, Diretor do Departamento Municipal de Trânsito.

Guarda Corpo e Sinal inteligente

Além das faixas elevadas, a Prefeitura de Manhuaçu estará instalando semáforos inteligentes na rua Luiz Cerqueira, Av. Getúlio Vargas e Barão do Rio Branco, todos com sinal temporizado para pedestres e a colocação de guarda corpo nos cruzamentos evitando assim que o pedestre atravesse fora da faixa.

Estas medidas foram baseadas em três fatores principais: A melhoria das condições de mobilidade, acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, uma tendência que se consolida.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 11h24 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

30° Sensação
3 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens