Quinta, 01 de Outubro de 2020 09:20
0000000000
Eleições 2020 Segurança

TSE define uso obrigatório de máscaras e recomenda que eleitores levem a própria caneta

Protocolos sanitários foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitor (TSE) nesta terça (8)

09/09/2020 13h48
Por: Redação
(foto: Fábio Pozzebom/Divulgação)
(foto: Fábio Pozzebom/Divulgação)

DA REDAÇÃO - Um milhão de litros de álcool gel e mais de nove milhões de máscaras e escudos faciais. Esses itens fazem parte do material que será usado para garantir a segurança sanitária dos eleitores e mesários nas eleições municipais de novembro. A seções eleitorais também terão adesivos no chão para marcar a distância entre as pessoas, que não poderá ser menor que um metro. O material foi doado por 30 empresas.

O Tribunal Superior Eleitoral já havia anunciado duas mudanças: a antecipação da abertura dos locais de votação em uma hora, para ás 7h da manhã, e a dispensa da impressão digital. O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, detalhou como o eleitor deve proceder desde o momento que chega até a saída da seção eleitoral.

Esse passo a passo estará também em cartazes em todos os locais de votação. O protocolo de segurança foi elaborado por uma consultoria sanitária formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. Os profissionais atuaram voluntariamente. A ideia é manter o afastamento para reduzir ao máximo o risco de contaminação por covid-19 entre eleitores e mesários.

Por isso, segundo Barroso, o uso de máscara será obrigatório. O TSE também aconselha que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o caderno de votação com a identificação do eleitor. 

O protocolo não vale apenas para quem vai votar mas também para quem precisar justificar a ausência. Além do formulário de papel, que precisava ser entregue em uma seção eleitoral, desta vez será possível enviar a justificativa por meio do aplicativo de celulares e-Título. Será necessário autorizar que o aplicativo acesse a localização do celular, para confirmar que a pessoa não está no domicílio eleitoral.

A justificativa pode ser feita até 60 dias após cada turno das eleições. O primeiro está marcado para 15 de novembro e o segundo, para duas semanas depois, no dia 29.

Com informações - Agência Brasil

eleições manhuaçu 2020, eleições2020, eleição em manhuacu, eleição em manhumirim 2020, prefeito de manhuaçu, prefeita de manhuaçu, prefeito de manhumirim, eleições alto jequitiba, eleições alto caparao, eleições caparao, eleições carangola, eleições são joão do manhuaçu, eleições espera feliz, jingle para vereador, jingle para prefeito, jingle para candidatos a vereador e prefeito, parodia vereadora, parodia vereador, parodia prefeita, parodia prefeito, vinheta prefeito, vinheta prefeita

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.