Segunda, 25 de Janeiro de 2021 20:07
Geral Entrevista

Delegado da Polícia Civil de Manhumirim fala sobre sua rotina de estudo e preparação para a carreira policial

A reportagem do Portal Alfavip fez uma entrevista com o delegado da Polícia Civil de Manhumirim, Glaydson de Souza Ferreira, 30 anos, que falou sobre sua rotina de estudo e preparação para a carreira policial.

27/12/2020 22h35 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Delegado da Polícia Civil de Manhumirim fala sobre sua rotina de estudo e preparação para a carreira policial
Delegado da Polícia Civil de Manhumirim fala sobre sua rotina de estudo e preparação para a carreira policial

REDAÇÃO DO PORTAL ALFAVIP – A reportagem do Portal Alfavip fez uma entrevista com o delegado da Polícia Civil de Manhumirim, Glaydson de Souza Ferreira, 30 anos, que falou sobre sua rotina de estudo e preparação para a carreira policial.

Aos 16 anos Glaydson de Souza, fez seu primeiro concurso público que foi aprovado para o cargo de auxiliar administrativo da Prefeitura de Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais.

‘‘Eu tinha 16 anos, fiz para testar, mas acabei sendo aprovado, porém fora do número das vagas, e por isso, não fui nomeado. A partir daí, percebi que para aprovação seriam necessárias disciplina e organização para com os estudos’’, disse, Glaydson de Souza.

Glaydson de Souza é natural de Muriaé, casado, pai de família, bacharel em direito e pós-graduado em Direitos Humanos e Ressocialização. Fez diversos cursos, entre eles, Tribunal do Júri e a sensação da impunidade, O Direito Fundamental ao meio ambiente saudável e o novo Código Florestal, Curso Técnico em Segurança Pública e Curso de Formação para Delegado de Polícia, ministrado pela Academia de Polícia Civil em Belo Horizonte.

CONFIRA A ENTREVISTA EXCLUSIVA DO PORTAL ALFAVIP:

Portal Alfavip: Antes de se tornar policial, qual era sua carreira profissional?

Glaydson de Souza Ferreira: Minha última carreira antes de entrar na Polícia, era de auxiliar administrativo em uma Contabilidade, mas já fui fotógrafo, editor de vídeo, entre outras atividades. 

Portal Alfavip: Como é ser visto como policial na sociedade?

Glaydson de Souza Ferreira: É gratificante. De um modo em geral, a sociedade admira o serviço prestado pelas polícias, e isso traz um sentimento de importância no cenário social, o que desperta o prazer em exercer a função.

Portal Alfavip: Quais os requisitos e preparos para o cargo que exerce hoje?

Glaydson de Souza Ferreira: Atualmente, para o ingresso no cargo de Delegado de Polícia Substituto em Minas Gerais, é necessário ser bacharel em direito, e ser aprovado em um concurso público constituído por prova objetiva, discursiva, oral e de títulos, e por fim, testes físicos e psicológicos. Trata-se de um concurso muito disputado pelos candidatos, a título de exemplo, no meu concurso foram ofertadas 76 vagas, e houve 28mil inscritos.

Com relação a preparação, vai depender das características individuais de cada candidato. No entanto, a minha preparação consistiu em estudos a longo prazo (5 anos), utilizando doutrinas, lei seca, jurisprudência e exercícios de cada item do edital, tudo isso de forma organizada e disciplinada, com cronograma de estudos e de revisão.

Portal Alfavip: Momentos de dificuldade que enfrentou para passar em concurso?

Glaydson de Souza Ferreira: Conciliar os estudos da graduação, com trabalho na Polícia Militar e preparo para o concurso de Delegado.

Portal Alfavip: Como era a carga de estudo para o preparo do cargo de delegado?

Glaydson de Souza Ferreira: Eu estudava uma média de 08hrs a 12hrs diárias, a depender da rotina do dia, às vezes estava de folga do serviço e conseguia estudar um maior tempo.

Portal Alfavip: Já foi reprovado em algum concurso, como foi a superação?

Glaydson de Souza Ferreira: No ano de 2012 prestei concurso interno para o cargo de SGT da PMMG, embora tenha sido aprovado, fiquei fora das vagas, como primeiro excedente para a 4RPM. A superação veio com a mudança de planos, pois a partir daquele contexto, tracei um plano com metas que segui fielmente até minha aprovação, no ano seguinte a minha reprovação (2013) iniciei o curso de Direito e o estudo específico para o concurso de Delegado.

Portal Alfavip: A carreira policial era sonho de criança? Tinha planejado para essa profissão?

Glaydson de Souza Ferreira: Não. Deus colocou no meu coração este sonho a partir dos 18 anos de idade, por influência de pessoas próximos a mim as quais seguiram o caminho da segurança pública.

Portal Alfavip: Teve apoio da família para a carreira da polícia?

Glaydson de Souza Ferreira: Muito. Meus familiares sempre me apoiaram, e me deram todo o suporte. Quando passei no concurso da PMMG, em 2010, eu havia saído do trabalho para dedicar inteiramente ao estudo, e meus pais me deram todo suporte. A minha esposa, que era minha namorada a época, me ajudou muito nos estudos com Português (matéria que tinha mais dificuldade), e posteriormente, no estudo para Delegado, praticamente cuidando do meu filho, sozinha, ainda recém-nascido nas madrugadas, entre outras coisas. Sem eles, nada disso seria possível.

Portal Alfavip: Qual momento foi decisivo para você buscar ser Delegado e o que te motivou para seguir essa carreira?

Glaydson de Souza Ferreira: O contato diário com a figura do Delegado de Polícia, enquanto eu era militar, me fez despertar o interesse pela carreira. Eu vi no Delegado de Polícia uma figura hibrida, em que consistia na junção da função operacional da Polícia e de operador do direito.

Portal Alfavip: Como foi o estudo na ACADEPOL- (Academia de Polícia), desafios e superação.

Glaydson de Souza Ferreira: A rotina na ACADEPOL é intensa. As aulas iniciam às 08h e terminam às 18h, existem atividades teóricas e práticas. O maior desafio era assimilar em um curto período de tempo, as mais variadas disciplinas, conciliando com as aulas práticas. O cansaço físico e mental era o nosso maior inimigo.

Portal Alfavip: Quando era PM, como foi a saída para o cargo de delegado?

Glaydson de Souza Ferreira: Foi bem tranquila. Tive apoio de amigos, e auxilio dos meus superiores. O fato de ter sido militar por 09 anos, me deu tranquilidade para assumir minhas novas funções.

Portal Alfavip: Conte um pouco sobre a rotina de um delegado em Minas Gerais

Glaydson de Souza Ferreira: Ausência de rotina torna o cargo de Delegado atrativo, em um momento pode estar no seu gabinete em um trabalho puramente intelectual, e em outro, pode estar coordenando operações policiais em que a audácia e expertise policial deverão ser empregadas. Ao chefiar as investigações, você coordena uma série de carreiras – escrivães, investigadores, peritos e legistas - que atuam de forma interdisciplinar, harmônica e com a devida autonomia, na busca da responsabilização penal dos infratores, de modo imparcial.

É o Delegado de Polícia que decide realmente se uma pessoa capturada em flagrante irá ser encaminhada ao cárcere, enquanto as outras instituições, conforme regramento vigente, cabe a condução e captura de infratores, tendo o Delegado a palavra final sobre a prisão em flagrante, sempre escoado nas leis e na Constituição Federal. Nenhum dia é como o outro.

Portal Alfavip: Teve algum serviço na PM que ficou marcado em sua vida?

Glaydson de Souza Ferreira: Vários. Porém um chamou minha atenção. A equipe que eu integrava durante patrulhamento rotineiro, percebeu um assalto em andamento em um comércio na cidade de Muriaé, e conseguimos capturar os dois assaltantes e libertar as vítimas que já estavam amarradas nos fundos desta loja. As vítimas a toda tempo agradecia a equipe. O tirocínio policial existe.

Portal Alfavip: Conte sobre um fato que marcou sua carreira de delegado

Glaydson de Souza Ferreira: Eu tenho um pouco mais de um ano no cargo de Delegado. No entanto, já realizamos alguns trabalhos importantes/marcantes na região. Logo no início da minha chegada em Manhumirim, deparei com um sequestro da família de um gerente bancário, e após minha equipe e eu deslocarmos para agência, iniciamos os trabalhos de Polícia Judiciária, e obtivemos êxito na libertação dos reféns e prisão em flagrante de um dos sequestradores na cidade de Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte e identificação dos demais criminosos. Outro fato que marcou, foi a investigação envolvendo o Padre Adriano de Simonésia, oportunidade em que realizamos diligências no Rio de Janeiro, com prisão e recuperação do veículo subtraído, recuperamos todos os pertences levados da vítima, foi caso de repercussão nacional.

Portal Alfavip: Como foi trabalhar pela primeira vez como delegado?

Glaydson de Souza Ferreira: Desafiador, assumi uma Delegacia que estava há 2 anos sem Delegado titular, sendo que o reflexo disso é o acumulo de serviço. Porém com otimização de processos e a gestão dos recursos humanos foi possível melhorar o serviço prestado. A detecção destes gargalos só foi possível no dia a dia. 

Portal Alfavip: Em qual cidade que desempenhou a função pela primeira vez?

Glaydson de Souza Ferreira: Manhumirim-MG.

Portal Alfavip: O que impulsiona em buscar a cada dia servir a sociedade?

Glaydson de Souza Ferreira: A esperança em uma sociedade mais justa, e a empatia para com os usuários dos nossos serviços.

Portal Alfavip: Na sua opinião como profissional da segurança, qual é o perfil de uma pessoa e suas características para quem pensa em ser Delegado se identificar com a profissão?

Glaydson de Souza Ferreira: O Delegado de Polícia deve ser um líder, sempre tomando decisões que agreguem ao todo, corajoso, honesto, proativo e disponha sempre do bom senso na tomada de suas decisões.

Portal Alfavip: Cite dicas de algum método de estudo para quem quer se tornar um Delegado de Polícia de Minas Gerais, quais os hábitos que a pessoa deve criar, e se você desenvolveu alguma técnica de estudos que te ajudou na aprovação?

Glaydson de Souza Ferreira: O nível exigido para o ingresso na cargo de Delegado de Polícia tem aumentado a cada dia, onde não se exige a mera “decoreba de leis”, mas sim, o conhecimento aprofundado de doutrinas, jurisprudência e lei seca, de matérias a saber, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Administrativo, Criminologia e Medicina Legal.

Para tanto, é necessário estabelecer uma rotina de estudos que consiste na leitura de doutrinas, estudo diário de jurisprudência e uma base sólida sobre lei seca, e por fim, treine bastante realizando questões de concursos anteriores.

Portal Alfavip: Para encerrar a entrevista, sendo Professor, como é concilia as atividades docentes com a rotina policial?

Glaydson de Souza Ferreira: Atualmente, sou professor de Direito Constitucional na plataforma do qconcursos, e basicamente comento questões de concursos anteriores. Salienta-se que por não possuir horário fixado é perfeitamente conciliável a docência com minha atividade de Delegado de Polícia, além de contribuir para meu crescimento intelectual. 

Redação do Portal Alfavip - Para reprodução deste conteúdo é obrigatório a indicação da fonte: www.alfavip.com.br 

policia militar concurso de minas gerais, como passar na prova da policia de minas? como passar em qualquer concurso publico? segredo revelado de como passar em concurso publico em 2021

concurso público 2021, concurso para delegado da polícia civil de Minas Gerais, PCMG, como se tornar um delegado de polícia Civil de Minas Gerais, concurseiro, concurso 2021, concurso da PCMG, delegado PCMG, Manhuaçu, Manhuaçu notícias 2021, site de notícias concurso, concurseiro, concurso PMMG, Manhumirim, Carangola, Iuna, São João do Manhuaçu, santa margarida, Muriae, faria Lemos, cafarnaum, Ouro Preto, Sete Lagoas, acadepol, direito, OAB, advogado, Advogada, curso de direito, sonho de ser polícia, policial militar, como se tornar um delegado de polícia, quero ser polícia, Carangola delegacia de polícia, plantão policial

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhumirim - MG

Manhumirim - Minas Gerais

Sobre o município
Manhumirim é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em julho de 2016 era de 22 683 habitantes. É uma cidade pequena, de tradição católica e possui a primeira igreja da América Latina construída exclusivamente de concreto armado, a Igreja Matriz do Bom Jesus.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 19h53 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 31°

28° Sensação
14.1 km/h Vento
81.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens