Sábado, 22 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

Manhuaçu - MG

Anúncio
Cidades Reunião

Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 faz reunião semanal em Manhuaçu

O Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) no auditório da Secretaria de Saúde, para prestar informações aos conselheiros sobre a vacinação, o cenário da doença no município e deliberar sobre pedidos feitos ao comitê.

25/02/2021 às 08h18
Por: Redação
Compartilhe:
O Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) no auditório da Secretaria de Saúde, para prestar informações aos conselheiros sobre a vacinação, o cenário da doença no município e deliberar sobre pedidos feitos a
O Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) no auditório da Secretaria de Saúde, para prestar informações aos conselheiros sobre a vacinação, o cenário da doença no município e deliberar sobre pedidos feitos a

MANHUAÇU (MG)- O Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) no auditório da Secretaria de Saúde, para prestar informações aos conselheiros sobre a vacinação, o cenário da doença no município e deliberar sobre pedidos feitos ao comitê.

O corpo técnico da Secretaria de Saúde abriu a reunião informando sobre o cenário da Covid-19 em Manhuaçu. Segundo a Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, houve uma melhora nos índices, mas ainda é preciso cautela. “Houve uma melhora no cenário, mas de ontem (23/02) para hoje (24/02), notou-se um aumento das internações na Unidade de Apoio Respiratório (UAR), o que já pode ser reflexo do Carnaval. Nós não podemos baixar a guarda e continuar com as precauções, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social”. 

A equipe técnica também informou aos presentes sobre a vacinação contra a Covid-19 no município, havendo muitos questionamentos sobre os critérios de vacinação. A servidora do setor de imunização, Lorena Gonçalves, explicou que estes critérios são estabelecidos pela Secretária Estadual de Saúde, conforme Deliberação CIBSUS/MG n° 3.314, de 29 de janeiro de 2021.

A deliberação prevê que “conforme disposto no anexo II do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, é considerado grupo de trabalhadores de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais”.  O documento ainda dá como explicita quais profissionais fazem parte deste grupo. “O grupo de que trata o caput deste artigo compreende tanto os profissionais da saúde, como por exemplo: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como por exemplo os recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros que trabalham nas unidades/serviços de saúde”.

Após essa explicação foi sugerido uma adequação no chamamento dos trabalhadores da saúde para a vacinação, o que será levado para consulta junto a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu.

O comitê também avaliou na reunião uma possível volta das aulas do ensino superior, proposta pela Unifacig, foi sugerido um alinhamento com as outras instituições de ensino superior. Ficou acordado que todas as instituições de ensino fundamental e médio privado irão apresentar protocolo único para volta gradativa das aulas, começando pelo fundamental II (6º ao 9º ano).

Outra proposta apreciada foi a autorização de um evento promovida por um empresa do ramo de agropecuária, sendo sugerido um adiamento do evento para que se avalie o cenário da pandemia no município.

Secom da Prefeitura de Manhuaçu

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias