A Sanepar deve concluir na próxima semana a obra de interligação de uma rede de grande diâmetro, chamada anel, que vai incrementar em 38% a produção de água atual de Sabáudia, no Norte do Paraná. A produção havia sido prejudicada pela estiagem prolongada.
Ao todo são 5 mil metros de tubulações para esta interligação, que vai reforçar o abastecimento na cidade, especialmente nos dias mais quentes.
“Estamos otimistas com a operação desta nova rede. Iremos analisar o comportamento do sistema e o consumo durante a primeira semana de abril para rever a necessidade do rodízio”, afirma o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Bráulio Leonel.
A Sanepar também publicou em 15 de março um edital de licitação para contratar a perfuração de um novo poço em Sabáudia. “Estamos nos planejando para o atendimento das demandas futuras do sistema, prevendo o crescimento populacional e o aumento do consumo”, explica.
RODÍZIO –Desde 3 de março, a Sanepar implantou um sistema de rodízio no abastecimento de água de Sabáudia. A medida é necessária devido à queda na vazão do principal poço que abastece a cidade, desde o último semestre do ano passado por causa da estiagem. Além disso, as altas temperaturas dos últimos meses elevaram muito o consumo de água local.
O rodízio divide a cidade em zonas Alta e Baixa, com interrupções no abastecimento de água em horários e dias alternados, entre manhã e tarde. A Zona Alta da cidade é formada pela região Central e outros bairros. A Zona Baixa compreende a região de conjuntos residenciais, entre eles o Renascer. Caminhões-pipa ajudam na manutenção do nível do reservatóro e atendem situações emergenciais.
Mín. 13° Máx. 20°