Domingo, 12 de Janeiro de 2025
18°C 24°C
Carangola, MG

Casos e óbitos reduziram na última semana, mas índices se mantêm elevados

Entre a semana epidemiológica 11, que encerrou no último sábado (20), e a anterior houve uma queda de 16,07% na média móvel de casos e de 21,2% na ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
23/03/2021 às 16h42
Casos e óbitos reduziram na última semana, mas índices se mantêm elevados
Foto: Reprodução

A média móvel de casos e mortes pela Covid-19 diminuiu na última semana no Paraná, em comparação com a anterior,mostram os dados da Secretaria de Estado da Saúde. Na 11asemana epidemiológica, que encerrou no sábado (20), o Estado registrou 27.166 casos, 16,07% a menos que na semana epidemiológica 10, quando 32.369 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. A redução no número de óbitos foi de 21,2%, passando 1.019 óbitos para 803 de uma semana para outra.

Os números, porém, ainda são muito altos. Isso porque a 10asemana epidemiológica, que compreende o período de 7 a 13 de março, foi a que registrou o recorde de mortes durante toda a pandemia no Estado. Ela refletiu o número de casos da semana anterior, quando 35.879 pessoas foram contaminadas, o pico de diagnósticos positivos neste ano.

A taxa de letalidade naquela semana também ficou maior que a média estadual. Cerca de 2% das pessoas diagnosticadas com a doença neste um ano de pandemia morreram. Na semana epidemiológica 10, porém, essa taxa ficou em 3,15%. Já na semana 11, o índice reduziu para 2,96%.

Para se ter ideia, em novembro do ano passado, quando houve uma remissão da pandemia no Estado, a taxa de letalidade chegou a 0,85%.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a pequena queda ainda não é motivo para descuidar das medidas para conter a disseminação do novo coronavírus, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higiene das mãos. “Temos visto uma redução na taxa de contágio, provavelmente influenciada pelas medidas adotadas pelo Estado, mas a porcentagem de testes que tem dado positivo está alta, com cerca de 40% de diagnósticos positivos”, afirmou.

Outra preocupação é com a disponibilidade de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo com a abertura de novas estruturas exclusivas para atender pacientes com a Covid-19, em todas as macrorregiões do Estado a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) supera os 90%, com uma média de 95% das UTIs adulto exclusivas ocupadas. Nas macrorregiões Leste e Oeste, a taxa de ocupação é de 96%, na Noroeste é 94% e na Norte é 91%. Na macro Oeste todos os leitos pediátricos para a Covid-19, clínicos e de UTI, estão 100% cheios.

INCIDÊNCIA– Até esta segunda-feira (22) o Paraná concentrava 794.608 casos confirmados e 14.885 mortes pela doença. Com isso, a taxa de incidência no Estado chegou a 6.899,53 por 100 mil habitantes, ou 6,9% da população paranaense. O coeficiente de mortalidade no Paraná é de 129 óbitos por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional, de 138,9/100 mil.

Na macrorregião Oeste, que congrega as Regionais de Saúde de Cascavel (10ª), Foz do Iguaçu (9ª), Francisco Beltrão (8ª), Pato Branco (7ª) e Toledo (20ª), 8,5% da população foi diagnosticada com a Covid-19, com um coeficiente de mortalidade de 135,1 mortos por 100 mil habitantes, maior que a média estadual.

Na macrorregião Leste, onde estão as Regionais de Saúde Metropolitna (2ª), Irati (4ª), Guarapuava (5ª), Paranaguá (1ª), Ponta Grossa (3ª), Telêmaco Borba (21ª) e União da Vitória (6ª), o coeficiente de mortalidade também é mais alto que no Estado, com 134,5 óbitos por 100 mil habitantes. O coeficiente de incidência é de 6.584 casos por 100 mil habitantes, menor que a taxa estadual.

Na macrorregião Norte, que conta com as Regionais de Saúde de Apucarana (16ª), Cornélio Procópio (18ª), Ivaiporã (22ª), Jacarezinho (19ª) e Londrina (17ª), o coeficiente de incidência é de 6.416,4/100 mil e o de óbitos é 128,8/100 mil.

Já na macrorregião Noroeste, que concentra as Regionais de Saúde de Campo Mourão (11ª), Cianorte (13ª), Maringá (15ª), Paranavaí (14ª) e Umuarama (12ª), o índice de incidência está em 6.603,6 casos por 100 mil habitantes e o coeficiente de mortalidade é de 106,4/100 mil, menor taxa do Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto/Stock
Social Há 4 semanas

Educação e Sustentabilidade: A Integração da Educação Ambiental no Currículo Escolar para Formar Cidadãos Conscientes

A educação ambiental está se tornando uma prioridade nos currículos escolares em todo o mundo. À medida que a conscientização sobre as mudanças climáticas e a degradação ambiental cresce, a necessidade de formar cidadãos conscientes e responsáveis nunca foi tão urgente. Diversas escolas estão integrando a educação ambiental em suas aulas, preparando os alunos para enfrentar os desafios ambientais do futuro.

Foto/Divulgação.
Ação Social Há 2 meses

Thanksgiving: igreja promove ação para espalhar amor pelo bairro em forma de pães

Em ação de graças, Power Church distribui pães gratuitamente, na quinta-feira (28/11), 16h.

Imagem feita por IA.
Tempo Há 2 meses

Mudanças Climáticas: Um Desafio Global com Repercussões Locais

As mudanças climáticas têm se consolidado como um dos maiores desafios da humanidade no século XXI.

Foto/Michel Ribeiro.
Lançamento Há 3 meses

Cabeleireiro Elder Farias chega ao Brasil para uma série de compromissos

O cabeleireiro brasileiro que faz sucesso em Boston nos Estados Unidos, Elder Farias, desembarca no Brasil para uma agenda de compromissos, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Imagem/Divulgação.
Evento Há 3 meses

The Connect Faith: Evento em São Paulo é pioneiro por unir fé e tecnologia

Em um mundo cada vez mais digital, a The Connect Faith surge como um evento inovador que busca unir a espiritualidade cristã e os avanços tecnológicos. Idealizada por Karina Gama, a feira tem como objetivo inspirar líderes religiosos, tecnólogos e o público em geral a explorar as possibilidades que surgem quando esses dois mundos se encontram.

Lenium - Criar site de notícias