13°C 30°C
Manhuaçu, MG

IAT distribui mudas nativas para quem entregar lixo eletrônico

Uma tenda montada em frente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pitanga recebe equipamentos eletrônicos sem uso até sexta-feira (26). Em tro...

24/03/2021 às 13h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ao levarem equipamentos eletrônicos que não utilizam mais para o descarte correto, os moradores do município de Pitanga, na Região Central do Estado, ganham uma muda de pitanga ou jabuticaba para plantar no local que preferirem. A ação acontece até esta sexta-feira (26). Uma tenda foi montada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pitanga, respeitando todos os protocolos para evitar a contaminação pelo coronavírus.

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, apoia a ação da Prefeitura de Pitanga.

“É do interesse de muitas pessoas descartar o que não funciona mais e só ocupa espaço dentro de casa. Além de apoiar essa ação importante para o meio ambiente, aproveitamos para distribuir mudas e incentivar a comunidade a cada vez mais plantar árvores”, afirmou o chefe regional do IAT em Guarapuava, Elmiro Genero.

A expectativa é destinar 200 mudas de pitanga e jaboticaba à população, até o final desta semana. O gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Sharnick, destaca a produção de mudas de espécies frutíferas no Estado. “O IAT, através dos seus 19 viveiros, produzem mais de 80 espécies nativas, entre elas as frutíferas, como pitanga, araçá e jaboticaba. Elas são muito importantes para a alimentação humana, mas mais ainda para a fauna local”, disse.

LIXO ELETRÔNICO - O posto de coleta de lixo eletrônico de Pitanga tem o objetivo de não devolver à natureza o que ela não produziu. O descarte irregular desses equipamentos pode ocasionar danos ao meio ambiente, impactando a fauna, a flora e a população.

Confira o que pode ser descartado:

Aparelhos de DVD

Aparelhos de som

Aparelhos de Fax

Aparelhos e controles

Aquecedores

Ar condicionado

Bateria de celular

Cabos

Caixa de som

Carregadores

CD-Rom

Celular

Centrais telefônicas

Chapinhas

Placa mãe

Placa de computadores

Conectores

Copiadoras

CPU

Disco Rígido / HD

Estabilizadores

Fios

Fontes

Impressoras

Máquinas fotográficas

Memórias

Modem

Monitor CRT/LCD

Mouse

Nobreak

Notebooks

Pen-drive e similares

Rádios

TVs

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Empregabilidade, Impacto Social e Políticas Públicas: um futuro sustentável
Políticas Públicas Há 2 semanas Em Geral

Empregabilidade, Impacto Social e Políticas Públicas: um futuro sustentável

Empregabilidade refere-se à capacidade de um indivíduo obter e manter um emprego, além de progredir em sua carreira ao longo do tempo. Ela é diretamente influenciada por fatores como educação, qualificação profissional, habilidades interpessoais e as condições do mercado de trabalho.
O Grupo Agathos anunciou sua participação na ExpoCristã 2024 e garante uma programação interativa
Evento Há 4 semanas Em Geral

O Grupo Agathos anunciou sua participação na ExpoCristã 2024 e garante uma programação interativa

O Grupo Agathos de Comunicação estará na ExpoCristã 2024, que ocorrerá de 5 a 8 de setembro no Rio de Janeiro. Com um stand repleto de atividades imperdíveis, o grupo promete ser um dos principais destaques do evento, proporcionando ao público uma experiência única e interativa.
Ramalho da Construção fala sobre os direitos das mulheres na sociedade e na construção civil: os avanços e esforços
Direitos das Mulhere Há 1 mês Em Geral

Ramalho da Construção fala sobre os direitos das mulheres na sociedade e na construção civil: os avanços e esforços

A luta pelos direitos das mulheres tem sido uma jornada longa e desafiadora, marcada por conquistas significativas e desafios contínuos. No Brasil, essa batalha por igualdade e justiça se reflete em diversos aspectos da sociedade, incluindo no ambiente de trabalho, como na construção civil.
Regularização Fundiária e o direito do cidadão por uma moradia digna
Construção Há 1 mês Em Geral

Regularização Fundiária e o direito do cidadão por uma moradia digna

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, dos 60 milhões de domicílios urbanos do Brasil, pelo menos 30 milhões possuem alguma irregularidade. Ou seja, pelo menos metade dos imóveis são irregulares no país.
Lenium - Criar site de notícias