Terça, 25 de Janeiro de 2022
28°

Poucas nuvens

Manhuaçu - MG

Anúncio
Saúde Saúde

Aumento de Casos Covid-19 volta a preocupar Superintendência de Saúde

A tranquilidade de boa parte da população contribui com o descuido, ao circularem pelas ruas, frequentar estabelecimentos e levar uma rotina sem os devidos cuidados.

22/05/2021 às 00h31
Por: Redação
Compartilhe:
Em vários casos, as máscaras estão sendo deixadas penduradas ou literalmente colocadas no queixo, e a frequência em bares, lojas locais públicos está cada dia mais comum e sem restrição.
Em vários casos, as máscaras estão sendo deixadas penduradas ou literalmente colocadas no queixo, e a frequência em bares, lojas locais públicos está cada dia mais comum e sem restrição.

MANHUAÇU (MG)- A tranquilidade de boa parte da população contribui com o descuido, ao circularem pelas ruas, frequentar estabelecimentos e levar uma rotina sem os devidos cuidados. Quando há um relaxamento das medidas sanitárias, os casos voltam a aumentar e, isso pode ter efeito desastroso, pois a pandemia não acabou.

Em vários casos, as máscaras estão sendo deixadas penduradas ou literalmente colocadas no queixo, e a frequência em bares, lojas locais públicos está cada dia mais comum e sem restrição. Muitos, com o comportamento que contraria o protocolo da Vigilância Sanitária, passam a ideia de que o vírus pode estar cada dia se distanciando, tendo menos força nesse período e, o retorno dos casos da doença em vários lugares acende um sinal de alerta.

A situação do município de Santana do Manhuaçu, depois que foi descoberta a nova variante da Covid-19, confirmada em laboratório, gerou tensão e atenção por parte da população e autoridades, para despertar sobre a necessidade de manter o cuidado necessário e, assim evitar o aumento dos números de casos. A nova variante, oriunda do Reino Unido apresenta um elevado nível de transmissibilidade, e é considerada como variante de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O caso registrado e, o crescente número de pessoas infectadas, levou o prefeito de Santana do Manhuaçu, Paulinho Chicó da Digudinho, a tomar decisões e, publicar um Decreto, restringindo o funcionamento do comércio e a circulação de pessoas.

População de Manhuaçu despreocupada com a Covid-19

Parte dos moradores não estão se preocupando com a situação e, os últimos boletins epidemiológicos revelam o crescimento, a gravidade e a dinâmica de contaminação. De acordo com o boletim desta sexta-feira, mais três mortes ocorreram nas últimas 24 horas. Pelo menos mais 50 novos casos, confirmados também nas últimas 24 horas no município.

Considera-se um crescimento muito grande, do que vinha sendo a média diária. O Boletim do Hospital Cesar Leite (Unidade Covid) também apresenta a permanência de 100% da ocupação dos leitos.

A Dra. Márcia Giovane Rodrigues da Silva, médica e responsável técnica da Unidade de Apoio Respiratório (UAR), está atuando na linha de frente desde 25 de março de 2020, conversou com a reportagem do Cidade Total.

Segundo ela, está numa crescente de atendimentos há 4 semanas. Hoje tem realizado três vezes mais consultas/dia, do que há uma um mês atrás. Teve também, um aumento no número de internações e de casos moderados e graves. A UAR está trabalhando quase no máximo da capacidade, atendendo a Manhuaçu e municípios vizinhos, que também tiveram uma alta no número de solicitações de transferência, para Unidade de Apoio Respiratório.

“Pedimos à toda população, que mantenha as medidas sanitárias para tentarmos conter a disseminação do vírus da Covid19 e, a possibilidade do surgimento de novas variantes, uma vez que a cada replicação do vírus essa possibilidade existe”, disse a médica. Mantenho o distanciamento social, o uso de máscara- medida simples. Tem se observado um relaxamento nessa atitude e, não menos importante a lavagem das mãos ou o uso de álcool em gel ou 70%. Dra. Márcia Rodrigues destaca ainda, que está enfrentando novamente um período crítico. Se faz necessária muita sabedoria e critério, para conduzir esse movimento.

O retrato epidemiológico da semana do aumento de casos da Covid-19 e, a alta na ocupação de leitos, levou o Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau a chamar a atenção através de um vídeo. Segundo ele, torna-se importante que os 34 municípios, sob a jurisdição da SRS de Manhuaçu estejam atentos, realizando trabalho de orientação e mantendo a guarda, como forma de proteger a população de contaminação. Confira o vídeo com o alerta do superintendente Juliano Estanislai

Com informações - Eduardo Satil 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias