Sexta, 10 de Julho de 2020 12:45
(33) 98412-3811
Cidades Manhuaçu

SAAE investe em sistema de telemetria para otimizar fornecimento de água

O SAAE está na fase final de implantação do sistema de telemetria para trazer melhorias em relação ao abastecimento de água em Manhuaçu e distritos.

17/05/2019 18h15
Por: Redação
Telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados via rádio frequência.
Telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados via rádio frequência.

MANHUAÇU (MG)- O SAAE está na fase final de implantação do sistema de telemetria para trazer melhorias em relação ao abastecimento de água em Manhuaçu e distritos.

O investimento conta com o apoio da prefeita Cici Magalhães, que sempre mostra a clara parceria entre o SAAE e a Prefeitura de Manhuaçu.

A instalação do sistema que já se encontra em processo final, tem como objetivo realizar medições e coleta de dados, facilitando o trabalho diário realizado pela autarquia.

O QUE É TELEMETRIA E POR QUE IMPLANTÁ-LA?

Telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados via rádio frequência. Trata-se da automação, monitoração e controle, em tempo real, de reservatórios, elevatórias de água e ETAs.

Em um município sem este sistema, muitas vezes são os moradores que avisam a companhia de água e esgoto quando ocorre uma falha no abastecimento.

De acordo com o Engenheiro Eletricista, Gabriel Augusto, após a inserção do programa, benefícios variados podem ser citados e levados em conta para otimização do fornecimento de água. Tais como:

· Monitoramento em tempo real referente ao funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema;

· Armazenamento de dados sobre a qualidade do abastecimento;

· Alerta sobre vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões;

· Prevenção e diminuição de perdas;

· Redução de custos operacionais de deslocamento de equipes;

· Facilitação na manutenção de equipamentos;

· Eliminação de achismos, através de dados confiáveis;

Já o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, explica que há aproximadamente dois (2) anos, estudos para a implantação do sistema estão sendo feitos, resultando em um beneficiamento significativo para a população e para a autarquia. “De todas as vantagens que citamos, teremos também uma diminuição nos gastos com economia de energia e um sistema de bombeamento mais eficiente,” explica Luiz.

Assessoria de Comunicação- SAAE Manhuaçu

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Manhuaçu é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se na Zona da Mata Mineira e sua população estimada em 2018 era de 89 256 habitantes. Ocupa uma área de 628,318 km², sendo cortado pelas rodovias MG-111, BR-262 e BR-116. A cidade está a 290 km de Belo Horizonte.
Manhuaçu - MG
Atualizado às 12h43 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 23°

20° Sensação
2 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Domingo (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens