11°C 24°C
Manhuaçu, MG

OAB Carangola comemora grandes conquistas e fala sobre os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos

A diretoria, comemora grandes resultados e detalha em entrevista exclusiva ao PORTAL ALFAVIP, sobre os relevantes trabalhos desempenhados nos últimos anos

21/11/2023 às 12h05
Por: Redação
Compartilhe:
Diretoria da OAB Carangola (Imagem/Divulgação)
Diretoria da OAB Carangola (Imagem/Divulgação)

CARANGOLA (MG) –  A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se destaca como um pilar fundamental na defesa da justiça e na promoção de uma sociedade mais justa. Em Carangola, a OAB local, através da liderança do Advogado Antônio Luiz Oliveira, tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento e aprimoramento dos serviços jurídicos. A diretoria, comemora grandes resultados e detalha em entrevista exclusiva ao PORTAL ALFAVIP, sobre os relevantes trabalhos desempenhados nos últimos anos. 

Confira trecho da entrevista com o presidente, Antônio Luiz:

PORTAL ALFAVIP - Sobre as obras no presídio, o que foi feito e quais os benefícios dessa iniciativa?

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - Temos uma parceria com o presídio na pessoa do diretor Fernando, que sempre está à disposição para atender os pleitos da advocacia. Por conta dessa parceria a OAB forneceu todo o material para a reforma do refeitório, da sala do diretor, banheiro novo para os visitantes, parlatório com ar condicionado. A mão de obra é fornecida pelos presos. Estamos aguardando a aprovação do projeto de um novo parlatório e sala para o advogado (a), fazer as audiências direto do presídio, inclusive com banheiro.

PORTAL ALFAVIP - Fale sobre os equipamentos que OAB adquiriu e a importância desses equipamentos?

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ – A seccional disponibilizou vários computadores novos com kit para realização de audiências, trocou o mobiliário da sala do advogado no fórum de Carangola. Devo destacar ainda que pela primeira vez autorizou a contratação de mais um funcionário, o Gilvan. A missão mais importante que foi dada ao Gilvan. Além de dar suporte aos advogados e advogadas, foi a de buscar as petições e documentos nas casas dos advogados idosos e juntar nos processos judiciais eletrônicos de modo a impedir que eles tenham que se deslocar e enfrentar uma longa escada.

PORTAL ALFAVIP- Comente sobre os aparelhos de celulares, que é uma aquisição para a Casa dos advogados.

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - Recebemos aparelhos de telefonia celular para servir aos colegas e facilitar a comunicação com a Casa do Advogado. Antes, os estagiários utilizavam seus próprios aparelhos.

PORTAL ALFAVIP- O que é JAM e porque OAB Carangola participou?

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ – O JAM, são os jogos da advocacia mineira que reúne todas as subseções em Belo Horizonte. Vários esportes são disputados, promovem a aproximação da classe no estado e ainda termina com uma festa muito bem organizada. Tem edição todos os anos e Carangola participa.

PORTAL ALFAVIP-  Fervedouro, Divino e Espera Feliz ganharam novas salas, fale sobre essas novidades

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - As Comarcas de Divino e Espera Feliz e o município de Fervedouro, ganharam uma sala do advogado cada. Em breve serão inaugurados. Os espaços serão disponibilizados para toda a advocacia, em especial ao jovem advogado (a) que contará com toda a estrutura de secretária, cozinha, sala de reunião, sanitários e salas para atendimento/audiências. É mais uma promessa de campanha cumprida.

PORTAL ALFAVIP- O que são advogados dativos? 

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - A advocacia dativa é aquela desempenhada por colegas que integram uma lista fornecida pela OAB em razão de cadastramento prévio. Os dativos atuam por nomeação dos juízes respeitando a ordem da lista e a especialidade escolhida. É um trabalho nobre e honrado que visa dar assistência jurídica gratuita aos que dela necessitam. O Estado arca com o pagamento dos honorários segundo uma tabela. Mas, infelizmente, o momento é de tristeza para os dativos da 63ª subseção uma vez que apesar de todo o trabalho e dedicação dos colegas, o estado não paga o pactuado no acordo celebrado com a OAB e o TJMG. Uma lástima muito grande ter que ficar ligando para AGE para se informar acerca das certidões não pagas. Já comuniquei à OAB a decisão dos colegas de não mais fazerem partes do acordo. Apesar dessa situação, nunca se negaram a aceitar uma nomeação. 

PORTAL ALFAVIP- Como foi o evento OAB Mulher? 

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - O evento do outubro rosa foi um sucesso. As advogadas se reuniram em uma palestra e confraternizaram. Agora vamos realizar o novembro azul. A comissão da OAB mulher é muito atuante.

PORTAL ALFAVIP- E o evento OAB Jovem?

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - O evento da OAB jovem só não fechou com chave de ouro por conta do temporal que assolou Carangola e nos obrigou a cancelar o segundo dia. Mas em 11 de dezembro vamos concluir. No primeiro dia tivemos uma palestra sobre ética e outra sobre marketing jurídico. Tudo em parceria com a DOCTUM. O local lotou. Foi muito proveitoso. Esperamos que em 2024 possamos promover novos eventos com a DOCTUM.

PORTAL ALFAVIP- Para Carangola e região, o que muda com a nova sede da OAB no município?

A nova sede da Casa do Advogada é a realização de um sonho de 34 anos para a 63ª. Subseção. Essa conquista é fruto de muita dedicação, crença e prestigio demonstrado pela atual diretoria. Não é fácil conseguir uma sede nova e a nossa Subseção sempre mereceu.
As advogadas e os advogados terão um local de trabalho disponível com muito conforto e muito bem equipado. Serão 5 salas de audiência/atendimento, recepção, sala de reunião, sala de funcionarios, deposito, copa, cozinha, sanitarios independentes, auditorio para 100 pessoas e area de lazer para churrasco.
O auditório quando não estiver sendo utilizado pela OAB será locado a terceiros como forma de garantir uma renda extra para a Subseção.
Arrematando, estamos muito orgulhosos com essa conquista em prol da classe, uma vez que o nosso objetivo é e sempre foi nos dedicar em beneficio pelos(as)

PORTAL ALFAVIP- Como o Sr. avalia a atuação da atual diretoria e da Caixa de Assistência?

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - Na nossa avaliação a diretoria da OAB e da caixa estão de parabéns. Nunca vi tanta realização em prol da classe. Embora não tenham contado com o nosso apoio em 2021, nunca nos negaram nada, pelo contrário, nos atenderam em todas as solicitações com compromisso e muito carinho. Eles acreditam em nós da 63ª subseção. Quem me acompanha nos congressos, colégios de presidentes e reuniões, sabem como somos tratados com respeito. Temos muito a agradecer aos doutores, Sérgio Leonardo, Gustavo Chalfun e Vanja. Ano que vem muitas novidades chegarão.

PORTAL ALFAVIP- Quando serão realizadas as próximas eleições da OAB? O senhor irá se candidatar?

ADVOGADO ANTÔNIO LUIZ - As próximas eleições acontecerão no mês de novembro de 2024, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Com relação ao segundo questionamento eu respondo: o futuro a Deus pertence.

Redação do Portal Alfavip – Moisés Andrade – [email protected]

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias